Sorrir – Benefícios
Os 10 benefícios do sorriso para a saúde física e mental
Você sabia que sorrir faz bem à saúde?
Texto de ©Olga Tessari
Já dizia Victor Hugo: “… a gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano”.
É fato comprovado cientificamente que sorrir traz benefícios para a mente e o corpo, auxilia no bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovascular e imunológico.
Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais, que não precisa de prescrição médica e é de graça. Por isso, vale a pena deixar de franzir a testa e soltar uma boa gargalhada, sempre que possível, porque os benefícios virão.
O bom humor e o otimismo colaboram para evitar muitas doenças e melhorar o funcionamento do organismo como um todo! Além disso, sorrir deixa a vida muito mais leve no seu dia a dia!
Veja alguns dos benefícios de sorrir!
- Estimula a liberação de endorfina e serotonina, proporcionando uma sensação de leveza, bem-estar, prazer e felicidade
- Promove a ativação do sistema imunológico
- Diminui o estresse e combate a depressão
- Desintoxica o organismo
- Diminui as dores
- Colabora para melhorar as relações sociais: quem sorri, tem muito mais amigos!
- Auxilia na manutenção do bom humor diante dos problemas do dia a dia
- Serve como proteção. Ninguém precisa saber que você está com problemas, não é?
- Evita o envelhecimento precoce
- Aumenta a expectativa de vida
Sorrir até gargalhar
Quanto mais gostosa ou efusiva for a gargalhada ou a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas de “hormônios da felicidade”. Não existe uma escala para isso: você pode dar uma gargalhada ou um sorriso com uma intensidade maior ou menor, mas o que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. O sorriso deve vir de dentro para fora! Ser algo espontâneo e natural!
Atenção
Tome cuidado com aquelas pessoas mal-humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, autoritárias e rígidas (inclusive consigo mesmas), que vivem num processo de tensão constante, muito maior do que o normal, o que propicia uma descarga exagerada de adrenalina e cortisol.
Essa descarga desses hormônios por sua vez, vão colaborar para uma pré-disposição maior de acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os AVC, conhecidos popularmente como derrames, além de colaborar para que surjam muitas outras doenças no organismo!
Conclusão
Portanto, se você quer ter uma vida longa e saudável, é preciso cultivar o bom humor e sorrir sempre: isso deve ser uma filosofia de vida!
Claro que os problemas e o sofrimento que eles acarretam vão continuar existindo, mas essa postura de encarar a vida com mais humor, mais leveza e menos sofrimento vai colaborar para que você não dê tanta importância para os fatos ruins da vida e valorize ainda mais os bons momentos vividos no seu dia a dia.
Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas vale a pena porque o único beneficiado é você mesmo(a)!
Você já sorriu hoje? Se não, ainda dá tempo: sorria!
Matéria publicada na Revista Ave Maria, março de 2020
Leia mais sobre Sorrir
Sorrir melhora a autoestima
716
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora empresarial, atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais…