Semelhanças entre pais e filhos
Semelhanças entre pais e filhos são muito comuns!
Entrevista com © Dra Olga Tessari
Cuidado: pais egoístas, filhos egocêntricos!
Lulu fez aniversário e ganhou uma caixa de lápis de cor. No dia seguinte, empolgou-se a desenhar com eles e uma coisa quebrou aquele clima de felicidade: o primo quis participar da brincadeira e, para o desespero de Lulu, brincar com os maravilhosos lápis de cor. Ela não quis. “Os meus lápis de cor são só meus!”, disse.
Lulu é personagem de um dos recentes livros da escritora Ruth Rocha, que fala de uma atitude típica da faixa etária dos 3 aos 5 anos. E nada de dizer que a criança é egoísta. O termo apropriado é “egocêntrico”.
Semelhanças entre pais e filhos
“O adulto é egoísta. Ela não. Não que ela não queira emprestar, mas, como é voltada somente para si desde bebê, não sabe dividir”, diz a professora e coordenadora de educação infantil, Cecília Martins de Oliveira Abreu. E mais: pode ser que, cinco minutos depois, a criança queira dividir o brinquedo numa boa. Cabe aos pais dar o exemplo em casa.
“É importante emprestar as coisas às crianças, pedindo cuidado. E, antes de pegar algo delas, também pedir emprestado”, afirma a psicóloga Olga Inês Tessari. Forçar a barra não adianta. “Senão, ela só vai deixar o outro usar para satisfazer o adulto.”
Isso funciona…
• Brincar junto e incentivar a dividir não só brinquedos.
• Nada de brigar, fale com calma: “Acho que você consegue emprestar só um pouquinho”. Se a criança disser não, respeite e retome o assunto mais tarde.
• Crie a cultura do empréstimo em casa, com exemplos entre adultos e crianças.
Matéria publicada na Revista Crescer por Anna Costa
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui
ID472