Quero conhecer o amigo virtual

quero conhecer o amigo virtual

Quero conhecer o amigo virtual

O amigo virtual, aquele que você não conhece pessoalmente, é cada dia mais comum hoje em dia.

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Amizade em Mídias Sociais

As mídias sociais permitiram que as amizades sofressem mudanças significativas. Desde a comunicação entre os colegas de escola, os amigos do peito e até aqueles que surgem nos ambientes virtuais, que acabam fazendo parte da vida da pessoa distribuindo carinho tanto quanto aos amigos presentes.

Quero conhecer o amigo virtual pessoalmente!

A adolescente Nina Menezes Ricci, de 15 anos, viveu uma situação assim. Depois que uma de suas amigas foi estudar em Botucatu, São Paulo, os contatos foram mantidos durante todo o tempo, até que a amiga voltou pra Cuiabá contando as novidades e sobre as amizades que ela fez na cidade, Nina ficou muito curiosa para conhecer as meninas e as adicionou no MSN e no Orkut.

“Na primeira conversa, falamos sobre muita coisa. Vimos que tínhamos muita coisa em comum, gostávamos de música, teatro, artes”. A amizade cresceu e foi ficando tão cúmplice e intensa que, depois de um ano, elas resolveram que era hora de se conhecerem. Euforia para as meninas, mas muita preocupação para os pais, claro.

Deixar ou não deixar a garota sair de Cuiabá para conhecer as amigas virtuais tornou-se uma questão e tanto para se resolver. O fato é que depois de muita conversa entre as famílias das meninas, veio a resposta, o esperado sim. Nina pegou o avião sozinha, desembarcou em São Paulo, onde pegou uma vã no aeroporto e seguiu para a estância Demétria, onde a família da amiga a esperava.

“Fiquei na casa de uma delas, a Malú. Mas antes de ir, nossas mães entraram em contato, minha mãe conversou com a mãe dela, que nem acreditava que eu existia. Foi uma experiência maravilhosa, única. Conheci muita gente legal, fiz mais amizades interessantes, assisti aula em outra escola, conheci outro jeito de viver”, disse Nina.

As redes sociais contribuíram bastante para o fortalecimento das amizades de Nina. Mesmo hoje não conversando mais com tanta frequência, elas sempre mandam mensagens e mais mensagens contando tudo o que aconteceu no mês.

Para os jovens, o contato virtual é tão importante quanto o real

E o amigo virtual é tão importante quanto o amigo real!

A psicóloga paulista Olga Tessari afirma que para os mais jovens, o contato virtual é tão importante quanto o real. “Amigos de escola, que moram longe, podem continuar o seu contato fora da escola através da internet seja pelo computador ou celular, fazendo uso das redes sociais com mensagens, troca de fotos, entre outros, o que propicia o fortalecimento e a manutenção da amizade”.

A experiência vivida pela adolescente é cada vez mais frequente hoje em dia. Muitas amizades são construídas e desconstruídas através das redes sociais. Mas a psicóloga Olga Tessari alerta para os cuidados a serem tomados a fim de confiar em quem está do outro lado do PC ou do celular.

“Conversar com a pessoa através de vídeo é uma forma de conhecê-la melhor. Mas, nada melhor do que o tempo para mostrar quem ela é de verdade. O tempo vai se encarregar de mostrar quem realmente é aquela pessoa!”, disse Olga Tessari e continua:

“É preciso entender que, num primeiro momento, todos nós só mostramos o nosso lado bom, positivo e, em muitos casos, até interpretamos um personagem. Só revelaremos o nosso lado ruim ou o que está por trás da máscara na medida em que conhecemos a pessoa e nos sentimos mais à vontade para mostrar quem realmente somos”, completa ela.

Matéria publicada na Gazeta Digital – Especial para o Zine por Valérya Próspero em setembro/2010

Conheça mais sobre o trabalho de Olga Tessari e siga-a: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

I-26

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com