Planos para o Ano Novo

Planos para o Ano Novo

Planos para o Ano Novo

Planos são demarcados

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Entrevista com Olga Tessari

Planos para o Ano Novo

Início de ano o clima de festa toma conta da vida da maioria das pessoas, pelo menos aquelas que tem o que comemorar ou não perdem a esperança que o ano que vem será diferente. Mas você faz algo para que o ano novo seja melhor que o que terminou?

A reflexão é um momento bastante importante desse período de festas, em que as pessoas podem fazem um verdadeiro balanço dos objetivos alcançados, das derrotas sofridas, e estipular metas para que 2005 a pessoa evolua e não apenas conte um ano a mais (ou a menos) em sua vida.

A psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari coloca que o ser humano é movido por essa necessidade de estabelecer planos e objetivos, para as pessoas se sentirem seguras quanto ao seu futuro. E que fazer planos para o ano novo é comum nessa época do ano.

Mas alerta que a realização de certos planos para o ano novo independe de seus esforços:

“Podemos sonhar e pensar em qualquer tipo de coisa, mas temos que ter a consciência de que, para concretizar um sonho, muitas vezes dependemos não só da realização da parte que é de nossa responsabilidade, assim como da parte que cabe a outras pessoas”, disse Olga Tessari.

O professor de matemática recém formado Francisco Leitão, 21, afirma não ter o costume de fazer planos para o ano novo, embora manifeste seu desejo de se tornar um educador.

“Como há muita coisa ainda para aprender eu deixo tudo para ser decidido no limite da possibilidade”, conta. Ele conta que entre seus desejos em 2005 estão “voltar a me apegar à Deus, lecionar matemática sem ter outro trabalho, ficar noivo e estudar inglês e francês”, disse Francisco.

A psicóloga Olga Tessari destaca que além do período de final de ano, é importante sempre fazer um balanço de como anda a vida e o que faz para melhorá-la e alcançar sua metas.

“Pela própria correria do dia a dia é comum nos atermos às atividades diárias e nos esquecermos de nós mesmos e daquilo que é bom para nós. Quando nos damos conta, o ano passou, a vida passou e não conseguimos nada daquilo que havíamos planejado”, observa Olga Tessari.

O técnico em informática Fernando Guerrero, 23, considera importante fazer uma análise sobre o que foi proveitoso ou não durante o ano. Ele diz não ficar frustrado quando não consegue algo que deseja. Entre seus planos para o ano novo está conseguir uma casa própria e ter filhos, no futuro, com sua esposa.

“Eu sempre procuro fazer com que o ano seguinte seja melhor, caso eu não consiga meus objetivos, procuro conseguir nos planos de ano novo próximo ano, sem desanimar nunca”, diz Fernando.

Olga Tessari explica que, para obter sucesso nos objetivos traçados no início do novo ano, é preciso saber lidar com as adversidades que aparecem no meio do percurso e planejar com detalhes o que fazer para alcançar o objetivo, sempre colocando metas realizáveis.

“De nada adianta dizer para si mesmo que no próximo ano você vai comprar um carro zero km se você não fizer contenção de despesas ou administrar melhor o seu dinheiro; também é certo que você não vai subir de cargo na empresa se não se empenhar e se especializar; não adianta dizer para si mesmo que vai ficar magro no próximo ano, se não se organizar para fazer uma dieta adequada e pelo tempo suficiente”, conclui Olga Tessari.

Planos e metas são necessários para ter segurança, afirma psicóloga
Veja mais em Sonhos

Matéria publicada no site do Padre Marcelo em dezembro/2004 por Rodrigo Herrero

250

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com