Planos e Promessas de Ano Novo
Realize seus sonhos no Ano Novo, fazendo planos e promessas que possam ser concretizados!
Entrevista com © Dra Olga Tessari
Planos e Promessas de Ano Novo!
Simpatias
Pular sete ondas, fazer simpatias, vestir-se de branco, comer lentilhas. Não faltam promessas para o novo ano. Porém, um estudo recente da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, revela uma realidade nada animadora: a maioria das pessoas não consegue alcançar o que planeja. E a culpa é só delas.
Segundo o autor da pesquisa, o psicólogo Richard Wiseman, o fato ocorre porque as estratégias usadas, na maioria das vezes, são falhas. Não adianta reprimir desejos, fantasiar o sucesso ou adotar um modelo como referência.
Ou seja, se está pensando em emagrecer, não basta colocar uma foto de uma modelo na porta da geladeira e ficar pensando em como seria bom estar na pele dela, é necessário partir para a ação.
“Pense primeiro e planeje um caminho com pequenos objetivos. Se você quer ficar milionária, precisa primeiro pensar em como juntar dinheiro, que pode ser economizando ou trabalhando mais”, orienta a psicóloga e autora do livro Dirija Sua Vida Sem Medo, Olga Tessari.
Sonhar é preciso
“Ter sonho já é um grande objetivo”, afirma a autora do livro Sonhar e Realizar é só Começar, Patty Pachas. Mas, para que não fique só como uma ‘nuvenzinha”, deve ser colocado em prática.
“O importante é começar agora. Dar o primeiro passo. Não adianta marcar o início da dieta para segunda-feira”, disse Olga Tessari.
Mas será que alcançar um sonho é algo possível para qualquer um ou há quem tenha mais dificuldade?
“Todos podem alcançar o que almejam. O grande problema é que o ser humano não gosta de muito esforço.“Então, se o trajeto é muito complicado, a alternativa é pensar em maneiras acessíveis para que se possa continuar adiante”, afirma Olga Tessari.
Passo a passo
No estudo da Universidade de Hertfordshire os entrevistados que conseguiram realizar os projetos seguiram os seguintes passos: dividiram o objetivo final em ações menores, deram a si recompensas, compartilharam seus planos com amigos, focaram a atenção nas tarefas alcançadas e anotaram todos os progressos em um diário.
Escrever aquilo que você quer é muito importante. É fundamental rever as metas. Segundo a pesquisa, as chances de se conseguir um objetivo seguindo os cinco passos acima aumentam em 50%.
Acerte o alvo
Para que um desejo seja concluído com êxito, é preciso concentração total.
“O ideal é que se tenha apenas um projeto para ser trabalhado”, afirma Márcia Rezende, psicóloga. Na fórmula para alcançar o sucesso, a proporção é sempre inversa.
“Quanto menos projetos, mais chance de concretizá-los, porque não se pulveriza energia e atenção”, orienta a especialista.
Também é importante ser específico. Apenas sonhar em mudar de vida não vale.
Se o projeto de vida é mudar de atitude, essas ações devem ser estabelecidas. Por exemplo, vou poupar 20% do salário, vou correr cinco vezes por semana, vou ler um livro por mês.
Mão na massa
É fundamental ainda que não se coloque nenhuma responsabilidade nas mãos dos outros. Você deve ser único e grande responsável pelos seus projetos.
“Não adianta pensar eu quero que meu marido me ajude a emagrecer”, por exemplo, porque isso depende do esforço do outro”, afirma Márcia Rezende.
Outra tarefa muito importante é definir prazos para cada ação. Coloque datas. Enfim, com a meta traçada, sabendo bem onde está e onde se quer chegar, basta arregaçar as mangas e ir à luta.
E se no meio do trajeto aparecer qualquer empecilho, não se preocupe. Encare-o como um escorregão e se fortaleça para continuar no caminho.
“Projeto que se abandona é aquele que se estrutura de maneira ineficiente. Meta bem estruturada é meta realizada”, afirma a psicóloga Olga Tessari.
Independentemente do tempo que se leva para isso.
Matéria publicada no Diário do Grande ABC por Raquel de Medeiros em 03/01/2009
AN3-510
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui