Mulher que trabalha demais

mulher que trabalha demais

Mulher que trabalha demais

O excesso de trabalho é prejudicial à saúde da mulher

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Por que a mulher trabalha demais? Por que tanto trabalho?

Mulher que trabalha demais – A Agência de Saúde Pública de Barcelona revelou que jornadas de trabalho extensas podem trazer sérios problemas de saúde às mulheres. Além de se dedicarem à carreira, elas também cumprem tarefas domésticas e isso faz com que se sintam pressionadas em conseguir conciliar família e trabalho.

Entre as doenças que podem surgir, o estresse é a mais comum. O distúrbio faz com que desenvolvam, entre outras coisas, dores de cabeça, insônia, gastrite, diarreia, queda de cabelo e alterações menstruais, entre outros tantos problemas que podem afetar a mulher e que variam de pessoa para pessoa.

A psicóloga Olga Tessari acredita que o emocional ainda é o que fica mais abalado e que ele acaba afetando a saúde física da mulher.

“Além dos problemas físicos, a falta de tempo faz com que a mulher não tenha tempo para se cuidar e fazer as coisas que gosta. Ela acaba deixando de lado tarefas que são essenciais para que ela possa se sentir bem, como momentos de lazer e relaxamento”, afirma a especialista.

A empresária Anna Lienchtsky sofreu por causa do excesso de trabalho. Aos 30 anos, ela decidiu se dedicar totalmente às duas lojas que tinha acabado de abrir.

“Os funcionários ainda estavam sendo contratados, então acabei assumindo funções que não eram minhas. Certa vez fiquei até as três horas da manhã em uma das lojas e ainda tive que acordar às seis no dia seguinte”, conta ela.

As pessoas mais exigentes consigo mesmas estão propensas a desenvolver essas doenças. Elas têm maior dificuldade em aceitar que estão ficando doentes e não querem parar de trabalhar para se cuidar.

A psicóloga acredita que o primeiro passo é a pessoa reconhecer que está com a dificuldade e depois procurar ajuda, como a terapia psicológica, associada ao exercício físico e a algum hobby, que seja algo que goste realmente e que a motive.

Matéria publicada no site Rudge Ramos on line por Natalia Machuca em 29/03/2008

ID486

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

www.ajudaemocional.com