Idosos – apenas uma fase da vida
Dúvidas comuns a respeito dos idosos e dessa fase da vida!
Entrevista com Olga Tessari*
*as respostas de Olga Tessari estão registradas de acordo com a Lei dos Direitos Autorais
Idosos – A importância de se manter ativo na terceira idade
Dra Olga Tessari: Manter-se ativo é importante em qualquer idade, principalmente na terceira idade, quando se adentra em numa nova fase de vida: o idoso já está aposentado e seus filhos já estão crescidos.
Este é o momento em que eles podem realmente darem-se ao “luxo” de exercerem atividades que lhes tragam prazer e satisfação, sem a cobrança de um desempenho (como no trabalho) e sem a responsabilidade de educar (é hora de serem simplesmente avós).
É comum que alguns idosos entrem em depressão? Por que?
Dra Olga Tessari: Muitos idosos pensam que, ao chegarem à terceira idade já cumpriram a sua missão, sentindo-se perdidos e inúteis, imaginando que está na hora de preparar-se para a morte, pois não há mais nada a fazer.
Ao mesmo tempo, a diminuição da agilidade dos movimentos e da clareza do raciocínio, entre outros fatores, podem levar à baixa da autoestima, principalmente entre idosos que não aceitam que estes sejam processos naturais e normais do corpo no envelhecimento.
A própria sociedade segrega os mais velhos, seja em relação a trabalho, seja em relação a atividades sociais ou mesmo no ambiente familiar onde, muitas vezes, eles são tratados de forma preconceituosa em função de suas dificuldades.
Todos estes fatores somados à perda de amigos, à manifestação de doenças ou mesmo à mudança dos padrões de vida podem levar o idoso à depressão, um estado de abatimento, tristeza e vazio que pode perdurar por toda a vida e que causa muito sofrimento.
O que é indicado por psicólogos para evitar e/ou curar a depressão?
Dra Olga Tessari: É importante salientar que a depressão não é um estado característico da terceira idade como muitas pessoas supõem. Ela é uma doença e precisa ser tratada de forma adequada porque a pessoa com depressão não é capaz de reagir sem algum tipo de tratamento. O tratamento mais indicado é a psicoterapia associada à medicação.
Para evitar a depressão é importante que o idoso permaneça em atividade, de preferência, com seus pares e que seja respeitado tanto pelas suas limitações como por sua experiência de vida.
A oscilação de hormônios na menopausa pode causar ou agravar “problemas” de ordem psicológica? Como evitar?
Dra Olga Tessari: Minha experiência em consultório me permite assinalar, de forma empírica, que as variações hormonais apenas exacerbam problemas emocionais já existentes.
Além de um tratamento para evitar tais oscilações hormonais, é aconselhável que a pessoa faça também um acompanhamento psicológico para poder aceitar e lidar de forma positiva com os limites impostos pelo corpo e pela idade.
A importância das atividades em grupo nessa fase da vida
Dra OlgaTessari: O ser humano é um ser social: o lazer, a distração, o bem estar e as atividades em grupo são fundamentais para todos, independente da idade.
No caso do idoso, ter um hobby, participar de passeios, reuniões culturais e manter contato com pessoas de sua faixa etária é extremamente importante, pois ajuda a elevar a sua autoestima e fazer com que ele se sinta integrado à sociedade.
Em geral, o idoso mora com os filhos ou com pessoas de idade menor que a sua e a família, por conta de suas próprias obrigações/atividades, não costuma lhe dar a atenção necessária, muitas vezes não dispondo de tempo ou até mesmo sem paciência para ouvir o idoso, o que o leva a sentir-se num plano secundário.
Essa falta de atenção da família pode levar o idoso à diminuição de sua autoestima e até à depressão, quando ele não tem atividades sociais que compensem esta falta de atenção familiar.
Atividades físicas e sociais mais recomendadas para os idosos
Dra Olga Tessari: As atividades físicas mais indicadas para estas pessoas são as caminhadas, a dança, a hidroginástica, sempre realizadas depois de uma avaliação médica e com a anuência deste.
As atividades físicas do idoso devem ser realizadas preferencialmente em grupo e com o acompanhamento de um instrutor treinado ou professor de educação física para evitar lesões ou outros comprometimentos.
A meditação e o relaxamento também são aconselháveis.
As atividades sociais variam de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa. Em geral incluem dança, jogos, viagens e passeios, universidade da terceira idade ou cursos de culinária, artesanato em geral, trabalhos voluntários, grupos religiosos, políticos ou de uma determinada categoria de trabalho.
Cada vez mais os idosos fazem parte de grupos na internet, o que colabora para que eles estejam com seus pares e ocupados, algo muito importante para eles nessa fase da vida.
Matéria publicada na Revista da ACM (Associação Cristã de Moços)
232
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais