Fuja do estresse
As pressões do dia a dia podem causar estresse e provocar sofrimento
Entrevista com Olga Tessari
Desdobrar-se entre o trabalho, múltiplas tarefas no mesmo dia, filhos, marido e os afazeres domésticos. A sensação de falta de tempo para si mesma pode ser grande, somada à irritação e ao cansaço.
O organismo nem sempre consegue suportar todas essas pressões do dia-a-dia e acaba dando o troco.
O que é o estresse?
Olga Tessari, psicóloga e psicoterapeuta explica:
“O estresse é uma reação física natural do organismo diante de uma situação de tensão. O corpo se prepara para essa nova realidade, ficando atento diante do novo e do desconhecido.” E continua:
“Quando a situação está sob controle, a reação passa. Mas, se este ‘estado de alerta’, que nada mais é do que uma proteção, se prolongar, pode provocar o estresse”.
A psicóloga revela que o problema pode manifestar-se diante de inúmeras razões, como a apresentação de um novo trabalho, a ansiedade em conhecer novas pessoas, sobrecarga de atividades (no emprego ou em casa), casamento, maternidade, separação, doença ou morte de algum membro da família, situações nas quais a pessoa passa a não comer e dormir direito, sobrecarregando o corpo de tensão, entre outros problemas.
Sinais do estresse
O aparecimento do estresse depende de como a pessoa reage diante de situações desconhecidas. Entre os sintomas podem estar:
- Nível elevado de ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Comer demais e engordar ou falta de apetite;
- Níveis de pressão arterial aumentado;
- Tensão corporal com dores, inclusive na coluna;
- Insônia ou sono intermitente, acordando várias vezes durante a noite;
- Perder o interesse por sexo;
- Alergias;
- Cansaço exagerado;
- Dificuldade de concentração;
- Irritação, impaciência e mudanças de humor.
Consequências
Quando o estresse não é tratado e prolonga-se, ele pode vir a desencadear outras doenças, como a depressão e a síndrome do pânico.
As pessoas depressivas, esclarece Olga Tessari, fogem do contato social, procuram passar a maior parte do tempo sozinhas, isoladas, sentem que não são tão felizes, não têm interesse em interagir com ninguém.
A família e os amigos começam a perceber e a sugerir tratamento, mas elas não acreditam e chegam a achar que o problema não tem solução.
Fuja do estresse
“O segredo para que você fuja do estresse é conciliar momentos de tensão com outros de relaxamento, envolvendo-se em atividades prazerosas, buscando momentos que proporcionem satisfação, alegria, bem-estar”, orienta Olga Tessari.
Ouvir música, assistir a filmes divertidos, dançar, fazer caminhadas, ter pensamentos positivos perante a vida e tentar fugir da corrida contra o relógio, da pressa e da ansiedade podem ajudar no combate ao estresse, permitindo que você fuja do estresse.
Segundo a psicóloga, as atividades físicas aeróbicas ajudam a diminuir os níveis de tensão. Mas é preciso procurar pelas modalidades que mais agradam.
Tratamento do estresse
O tratamento do estresse, quando ele já provoca sofrimento e sintomas deve envolver, ainda, sessões de terapia comportamental cognitiva feitas com um(a) psicólogo(a). Os bons resultados costumam aparecer entre três e seis meses ou até menos, caso o paciente siga as instruções dadas durante as sessões com o psicólogo. Em alguns casos, pode ser necessário até mesmo o uso de antidepressivos para minimizar os efeitos provocados pelos sintomas do estresse elevado.
É fundamental tratar as causas do estresse para evitar que ele retorne no futuro ou que, a longo prazo, se transforme em doenças.
“Se as causas do estresse não forem tratadas, ele pode retornar ainda pior e levar a pessoa a desenvolver uma depressão”, alerta Olga Tessari.
Matéria publicada no site Portal Feminino em Dezembro/2007
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui
ID397