Elogios
Como você lida com os elogios?
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
Texto de © Dra Olga Tessari
*o texto está registrado de acordo com a Lei dos Direitos Autorais
Infelizmente, em nossa sociedade, aceitar elogios pura e simplesmente pode gerar antipatia ou mesmo fazer com que a pessoa que recebe o elogio pareça ser presunçosa.
Você consegue imaginar alguém que, ao receber um elogio qualquer, complemente-o assim: “nossa, você não ainda viu nada! Eu sou muito mais do que isto o que você está dizendo!” e que passa a discorrer acerca de todas as suas qualidades sem falsa modéstia? Isso é raríssimo, não é?
Receber elogios
Qual é o problema de se receber um elogio pura e simplesmente?
As pessoas tendem a levar muito mais a sério uma crítica do que um elogio e tendem a supor que o elogio traz consigo alguma intenção oculta. Vale dizer que, quanto menor a autoestima, maior é a resistência a aceitar o elogio e a suposição de que há uma segunda intenção por trás dele.
Leia alguns exemplos retirados do meu livro Dirija sua vida sem medo:
” … Por não conseguir enxergar suas qualidades, ela nunca acredita nos elogios que lhe são feitos, mas, por outro lado, acredita piamente em todas as criticas direcionadas a ela! Quando alguém a elogia, ela duvida deste agrado e supõe que sempre existe uma intenção oculta por trás deste elogio, uma intenção negativa, diga-se de passagem…”
“… Quando alguém se aproxima e diz “nossa, como você está bonita”, ela logo pensa: “Xiii… aí tem coisa… aposto que esta pessoa me viu sacando dinheiro no banco… eu acho que ela vai querer algum dinheiro emprestado; sei que ela não está me dizendo a verdade, sei que não sou bonita!”
“… Alguém diz para ela: “Menina, que blusa linda!” Sabe qual é a resposta? “Você acha? Ah, mas é tão velhinha! Tão sem graça, está até desbotada, descosturada, olha esta manchinha aqui.”
“… (ela) menospreza a si mesma, sente-se diminuída em relação a outras pessoas, nunca aceita bem um agrado e age como se não merecesse tal elogio! O que a impede de pura e simplesmente aceitá-lo?”
“… Pode até ser que aquele que elogia tenha intenções ocultas implícitas nesta atitude, pode ser que queira mesmo o dinheiro emprestado, o carro dela emprestado, que ela faça hora extra no trabalho, etc. Independente disso, muitas vezes é apenas um elogio, uma forma de carinho, mas ela não se permite aceitá-lo pura e simplesmente!”
(saiba mais sobre o livro Dirija sua vida sem medo)
Tímidos, por exemplo, não acreditam mesmo no elogio, acreditam que há intenções ocultas ou que é apenas uma brincadeira de mau gosto para com a sua pessoa.
Mesmo pessoas com boa autoestima tendem a não aceitar bem os elogios e “ficam sem graça” quando o ouvem.
Elogios – Por que não acreditamos?
Mas por que isso acontece? Porque nossa sociedade insiste para que sejamos modestos e humildes, afirma que não devemos enaltecer nossas qualidades, nossos melhores atributos e que sempre temos que ser melhores ainda do que somos!
Podemos sim admitir nossas qualidades e enaltecê-las, sem incorrer no risco de parecermos presunçosos!
Por que temos que ser sempre melhores do que o que já somos? Por que não valorizarmos aquilo que já temos de bom enquanto não melhoramos?
Qual é o problema de aceitarmos de bom grado o elogio? Por que não dizer muito obrigado e ficarmos felizes por alguém nos elogiar, o que na verdade é um reconhecimento do outro acerca de algo que já sabemos? E se não sabemos, qual é o problema de reconhecermos este elogio como uma valorização externa de nós mesmos?
Valorizar aquilo que você tem de bom em si mesmo é sinal de uma boa autoestima, de uma auto valorização, de amor próprio e de reconhecimento de suas qualidades.
Por que não aceitar o fato de que outra pessoa possa percebê-lo também e verbalizá-lo através de um elogio? Afinal, mesmo que você não reconheça publicamente, o elogio faz um bem danado para o seu ego, certamente você fica feliz com ele.
Que tal expressar sua alegria? Ou mesmo agradecer a pessoa que o elogia e concordar com ela?
Certamente, aquele que não aceita de bom grado o seu agradecimento é uma pessoa invejosa, com baixa autoestima ou que usou este elogio com uma segunda intenção, talvez até para que você agisse no sentido de se menosprezar, tal como as pessoas com baixa autoestima fazem ou mesmo para verificar até que ponto você se conhece ou valoriza a si mesmo.
Modéstia
A modéstia é uma virtude: ficar mostrando/enaltecendo as suas qualidades o tempo todo para que outras pessoas as vejam é, em geral, um comportamento de alguém que deseja que o outro valorize algo que você não vê em si mesmo claramente; agir no sentido de ser elogiado o tempo todo, ficar enaltecendo suas qualidades na maior parte do tempo também pode ser um indício de baixa autoestima.
Aceitar de bom grado um elogio e agradecê-lo, sem se desmerecer, é um indicador de boa autoestima e nada tem a ver com a questão da modéstia. Aquele que sabe de seu valor e de suas qualidades, ao agradecer um elogio, age de forma natural, sem afetação, sem nenhuma intenção de falsa modéstia ou mesmo de vaidade. E o seu ego fica feliz!
Elogiar é sempre bom e ajuda a fazer amigos e estreitar laços tanto de amizade, de amor ou de trabalho (desde que sejam elogios reais) e receber de bom grado o elogio colabora para melhorar a auto estima e para o auto conhecimento!
Em suma, elogiar e ser elogiado faz muito bem para todo mundo!!
Você já fez seu elogio hoje? E já recebeu de bom grado um elogio?
329
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais