Educação sexual
Um Guia de orientação sobre Educação Sexual para os Pais de Adolescentes
Texto de ©Olga Tessari
Muitos pais e mães sofrem muito quando o assunto a ser tratado com os filhos gira em torno da sexualidade!
É comum os pais não terem passado por essa experiência com seus pais e não terem ideia de como abordar o tema com seus filhos, isso sem contar o preconceito sobre o tema e todos os tabus que o acompanham. A Educação Sexual deveria ser um tema como qualquer outro dentro de casa e deveria ser tratado com naturalidade, uma vez que o sexo faz parte da vida!
E não é melhor que os pais orientem bem seus filhos para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo uma gravidez?
O diálogo entre pais e filhos é fundamental
Para se falar sobre sexo com os filhos, é importante se estabelecer o diálogo. Ele só será possível se os pais considerarem o tema sexo sem preconceitos ou juízo de valor: entenda que o adolescente é quase um adulto que está descobrindo o mundo e definindo os seus próprios valores (que podem ou não vir a ser iguais aos dos pais) .
O jovem deve ser valorizado como uma pessoa com dignidade, um ser humano que merece respeito e que deve ser aceito como ele é !
O diálogo só pode ser estabelecido em um ambiente de compreensão, carinho e atenção: de nada adianta conversar com o jovem fazendo outra atividade ao mesmo tempo (ex: ver televisão).
Os pais devem ser capazes de ouvir os filhos: eles gostam de impor os seus valores ao adolescente e não o deixam falar, achando que as opiniões do jovem são equivocadas .
Essas atitudes dos pais (atenção, compreensão) são fundamentais para que o jovem possa colocar suas dúvidas e até entender a posição dos pais em relação ao assunto. Muitas vezes , os jovens até já tem vida sexual ativa e os pais desconhecem o fato.
Através do diálogo, os jovens podem colocar suas dúvidas, seus receios e suas angústias.
Os pais devem, pelo menos, tentar entendê-los e irem direto ao assunto, mesmo que seja difícil ou constrangedor. A educação sexual é dever dos pais!
E é muito importante que os pais tratem o assunto sexo como qualquer outro, afinal ele faz parte da vida!
Educação sexual
É importante explicar a fisiologia do aparelho sexual, coito, gravidez, parto, informar sobre os riscos de saúde (doenças), esclarecer riscos e consequências da gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos e, principalmente, ensinar o jovem a tomar decisões conscientes a respeito de sua sexualidade.
E quando os pais não sabem responder a uma pergunta, o que fazer? É preciso dizer a verdade, que eles não estão informados sobre o assunto ou não têm conhecimento e se proporem a ir com o jovem na busca pela resposta (em livros, cursos, etc.)
Não podemos saber tudo, não é?
O mais importante para os pais é confiar na educação que deram aos seus filhos!
E confiar na educação é acreditar que foram dadas todas as informações necessárias (ou, pelo menos, a maioria delas) para que o filho possa definir o melhor para si próprio.
É muito difícil para os pais aceitarem que seus filhos cresceram, que estão se tornando adultos com valores e ideias próprias. É fundamental a aceitação do filho, mesmo que ele pense diferente (dessa forma o jovem pode também aceitar os pais).
O amadurecimento dos filhos leva os pais a questionarem os seus próprios valores também.
Este é um momento maravilhoso: podemos repensar, reconsiderar nossos valores e ideias para crescermos como pessoas.
O crescimento do ser humano é infinito!
Este texto escrito por ©Olga Tessari também foi publicado no site CadaDia.net
7
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais