Ano Novo – Planos
Promessas feitas, promessas cumpridas?
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
Entrevista com Olga Tessari
Renovação
Poucos dos muitos compromissos firmados no início de um ano são realmente cumpridos!
Quem nunca fez promessas para o futuro? Um regime que começa na segunda-feira, as aulas de academia programadas para o próximo mês, estudar mais na prova marcada para o semestre que entra. Esse são exemplos de “compromissos” que sempre firmamos – com nós mesmos -, mas nem sempre cumprimos.
Ano Novo – Planos
Com a chegada do fim do ano – e claro, o início de outro – todo mundo se enche de novos planos, projetos e metas.
Isto é comum em todas as idades e na adolescência não poderia ser diferente. A atitude é reflexo de uma onda de esperança que invade as pessoas com a chegada do Natal e Ano Novo. Até mesmo o poeta Carlos Drummond de Andrade se entregou aos encantos da época e ensina, por meio da poesia, a Receita de Ano Novo.
Psicólogos, especialistas no assunto, comentam que essa esperança coletiva tem início com a chegada do Natal e culmina com o Ano Novo. O sentimento comum a todos no mês de dezembro é um elemento importante na vida, independente dos fatores econômicos e sociais das pessoas.
A psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari explica que esse sentimento de paz e esperança é reflexo da cultura. “Todo final de ano as pessoas param refletir o que fizeram e o que desejam para o próximo ano. O interessante é que isso começa antes do Natal. Em dezembro, as pessoas estão mais amáveis, gentis”.
A especialista comenta que neste período é comum as pessoas se deprimirem por não terem alcançado os planos que fizeram, porém Olga Tessari aconselha que se aproveite a situação para refletir o porquê da não realização dos projetos feitos no início do ano.
“Não adianta ficar se lamentando e triste por não ter conseguido cumprir as metas. O ideal é aprender com a situação, aprender com ela para não persistir nos erros e chegar ao final do próximo ano na mesma situação em que você estava no final do outro ano que passou”.
Matéria publicada no site Gazeta Digital por Raquel Ferreira Ed. 5906 – 30/12/2007
462
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin