Amor supera tudo?
É possível ser feliz para sempre? Como manter uma relação feliz?
Entrevista com © Dra Olga Tessari
O amor supera tudo? Nem sempre!
É possível ser feliz para sempre, até que a morte os separe?
Segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados 95,9 mil caso de divórcios no país em 1994, contra 94,8 mil em 1993.
Esse aumento revela que o “felizes para sempre” não acontece na prática. Desiludidos, os casais não têm mais a necessidade de casar para ficarem juntos, como afirma outro estudo do IBGE que diz que entre a década de 80 e 90 o número de casamentos realizados baixou de 948,2 mil para 775,2 mil.
Fim do casamento
O fim do casamento é, na maioria das vezes, doloroso. O casal sofre, os filhos sofrem, e o sentimento de incapacidade de ser feliz e manter um relacionamento, muitas vezes também faz companhia ao casal. A Dra. Olga Inês Tessari* afirma que o divórcio acontece por falta de aceitação das diferenças, idealização do companheiro e por imaturidade emocional.
Casais divorciados dificilmente têm bom relacionamento, e a briga na justiça por bens, pensão, filhos, só piora o desentendimento. Embora pareça inacreditável, existem pessoas – em especial mulheres – que são violentadas física e moralmente, porém mantém o casamento por medo, insegurança, falta de autoestima e problemas financeiros.
Como ter uma relação feliz?
A Dra.Olga Tessari afirma que para manter um relacionamento saudável o diálogo é fundamental:
“O amor supera algumas barreiras, não todas. Não é o amor, mas o diálogo que vai determinar quais as barreiras que serão superadas”, disse ela.
Aprender a dialogar nem sempre é fácil. Muitas pessoas foram educadas para permanecerem caladas e a adaptação pode ser difícil, mas é sempre favorável.
*A Dra. Olga Tessari é psicóloga, psicoterapeuta, escritora, pesquisadora, consultora e palestrante. Para mais informações acesse o site: www.olgatessari.com
Matéria publicada no site Tudo em Casa por Lígia Ruy em 14/09/2007
REL496
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui