Amar é muito bom!
Ame e esteja sempre de bem com a vida
Entrevista com Olga Tessari
Amar é muito bom, faz bem ao coração: conheça todos os benefícios que o amor pode trazer à sua vida!
Pessoas que amam, que possuem uma vida harmoniosa, saudável, cercada por amigos e com tempo disponível para o lazer com a família, vivem mais e melhor.
Amar é muito bom!
Nos aproximamos do Dia dos Namorados e nada melhor do que comemorar a data ao lado da pessoa amada. Seja comendo um fondue, assistindo um filme no cinema ou mesmo pela televisão, o importante é aproveitar a data, sem esquecer de que o amor deve ser comemorado todos os dias.
O amor é como uma plantinha que precisa ser regada diariamente. Isso vale principalmente para as pessoa que estão casadas. Vocês devem manter a chama da fase do namoro sempre acesa porque amar é muito bom!
Além disso, o Dia dos Namorados é uma data ideal para reafirmar o amor. Mas você sabe quais são os benefícios de amar e ser amado? Amar é muito bom!
Amar faz bem ao coração
Está cientificamente comprovado que amar faz bem ao coração!
A confirmação foi feita pelo Dr. Mário Maranhão, professor de Cardiologia da Universidade Federal do Paraná e ex-presidente da Federação Mundial do Coração. Partimos do princípio de que as pessoas que amam, que possuem uma vida harmoniosa, saudável, cercada por amigos e com tempo disponível para o lazer com a família, vivem mais e melhor.
“Esse tipo de envolvimento e uma atmosfera elevada de autoestima também ajudam bastante”, revela o Dr. Maranhão.
Além disso, a prevenção de doenças coronárias se faz com a mudança do estilo de vida, com uma boa atividade física, atitude mental positiva e com uma alimentação saudável (consumindo menos carne vermelha, menos gordura, mais fibra, grãos e verduras).
De acordo com Dr. Maranhão, quando as pessoas estão apaixonadas, elas se cuidam mais, procuram estar em forma e com o astral elevado.
Segundo Olga Tessari, psicóloga e psicoterapeuta, o amor libera endorfina, uma substância que proporciona sensação de bem-estar, prazer e alegria, além de reduzir a ansiedade, o estresse, controlar a depressão e melhorar a autoestima.
Cássio dos Reis, psicólogo, psicanalista e sexólogo, complementa dizendo que ter uma boa vida sexual com a pessoa amada também é muito importante.
Ame, mas não seja dependente da pessoa
“É extremamente saudável poder dividir, planejar e construir uma vida em comum ao lado de quem você ama. Mas, cuidado para não ser dependente do outro. É importante que você continue cultivando os seus amigos e que não viva só em função da pessoa amada”, aconselha Olga Tessari.
“Para que o amor seja saudável, primeiro você precisa ter amor próprio e autoestima. O amor é para ser bom na sua vida e não algo que faz você sofrer o tempo todo. Se isso acontecer, fique atento, pois há alguma coisa errada em sua relação e a melhor solução é o diálogo”, disse Olga Tessari.
“Demonstrar para o seu companheiro (a), que você o ama, isso também é muito importante. E, esse gesto vai além do eu te amo. Você pode dizer que ama alguém com atitudes como, por exemplo, fazer aquele doce especialmente para o seu amor, um olhar apaixonado, um beijo ardente, entre outros. Essas atitudes valorizam muito um relacionamento amoroso”, disse Olga Tessari.
Ciúme
Mas e o ciúme combina com amor?
Para Cássio, o ciúme bem dosado é necessário e indica que você é uma pessoa que zela por suas conquistas. O que não pode acontecer é transformá-lo em algo obsessivo, o que ocasionará insegurança e fará com que acabe agredindo a pessoa que você gosta.
Muitas vezes, temos a impressão de que confiamos no outro, mas na verdade, você confia no que você representa para ele e sabe que isso não será colocado em risco por ele.
O que não pode faltar em um relacionamento
- Respeito;
- Intimidade;
- Honestidade;
- Cumplicidade;
- Amizade;
- Diálogo;
- Fale tudo o que o incomoda;
- Aceitar a pessoa que você ama do jeito que ela é, porque ninguém muda ninguém. Muito cuidado, pois você pode acabar criando uma pessoa que não existe na sua cabeça e sofrer muito com isso;
- Seja sempre verdadeiro e coerente com o que você sente e faz. Além disso, tenha sempre em mente que o importante é ser feliz!
Matéria publicada no site Xenicare do Laboratório Roche
288
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais