Adolescência – fase de mudanças
Entrevista com Olga Tessari
Ah, a puberdade!
Puberdade. Esse assunto ainda é bastante delicado tanto para pais, quanto para adolescentes. Tudo é motivo de preocupação. Se chega cedo demais deixa todos sem saber o que fazer e se atrasa é motivo de preocupação para toda a família.
A psicóloga Thelma Prates conta que tem um grande número de pacientes adolescentes. “Mas percebo que os pais são os que mais têm dúvidas sobre como lidar com o assunto”, explica.
Na teoria, a puberdade é um componente biológico das transformações características da adolescência.
No sexo feminino acontece normalmente entre 10 e 13 anos e no masculino entre 12 e 14 anos.
O processo de crescimento e desenvolvimento ocorre em diversos setores do organismo, porém as manifestações mais evidentes estão relacionadas à altura, peso e maturação sexual.
A psicóloga Olga Tessari explica que na prática esta fase é caracterizada pelas modificações do corpo infantil em um organismo adulto. “É a hora das transformações físicas e emocionais. É o momento em que o jovem começa a construir sua identidade adulta”.
Na opinião dela, se os pais perceberem que a puberdade está demorando a chegar, o ideal é procurar um médico para verificar se está tudo bem com a saúde do filho. Mas é importante ter consciência de que o estado emocional também pode influenciar na chegada da puberdade.
Ela ressalta que os conflitos internos, sejam familiares, com os amigos ou na escola também podem influenciar na produção das substâncias que estimulam o aparecimento desta fase.
A puberdade é descrita como atrasada quando um garoto ou garota que já passou da idade usual não apresenta sinais hormonais de que está começando a nova fase.
A chegada da puberdade atrasa por diversos motivos. Além dos emocionais, também pode ocorrer devido à subnutrição, doenças sistêmicas ou ainda por defeitos no sistema reprodutor (hipogonadismo).
Hoje em dia, em função da alimentação e de outros vários fatores, os jovens estão entrando mais cedo na puberdade.
Assim que for constatada a chegada da puberdade, os pais devem levar seus filhos para uma avaliação e orientação médica. Ela diz ainda que os pais deveriam buscar auxilio com profissionais especializados no assunto para lidar com a adolescência e a puberdade de forma mais natural.
“Com apoio, diálogo franco e compreensão é mais fácil atravessar esta fase que se torna difícil para toda a família”.
Olga Tessari acrescenta que os pais devem respeitar cada fase dos filhos. Ela diz que a infância é importante para o desenvolvimento do futuro adulto. Na medida em que os jovens crescem é importante delegar responsabilidades de acordo com as possibilidades de cada um.
“Os pais jamais devem comparar os filhos com outros jovens, ao contrário, eles devem valorizá-lo como ele é, e mostrar que ser adulto também é bom”, salienta.
Seja precoce ou tardia é preciso saber lidar de forma positiva com as transformações físicas e emocionais de seus filhos. “Os pais devem entender que criam os filhos para o mundo e que a puberdade é o início da fase em que vão se afastar e iniciar a construção de sua própria vida”, enfatiza Olga Tessari.
Matéria publicada na Gazeta Digital, Cuiabá – MT, por Elaine Perassoli em 04/06/2009
34
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin
OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais